Skip to main content

SORRI-BRASIL

Alguns anos após a fundação da primeira unidade da SORRI, em Bauru, diversas solicitações de entidades e pessoas de cidades do Estado de São Paulo e de outras regiões do país foram feitas buscando apoio no desenvolvimento de projetos visando a promoção de trabalho e emprego para pessoas com deficiência, através da oferta de serviços de reabilitação profissional.

Para isso foi criada a SORRI-BRASIL, que iniciou seus trabalhos em 25 de setembro de 1985, em uma sala na Praça da República, 180 - 7º andar, São Paulo (SP), tendo como Superintendente Geral o fundador do SISTEMA SORRI, Thomas Ferran Frist.

No dia 1º de abril de 1988, graças à contribuição da Fundação Interamericana e da American Leprosy Missions, beneméritas organizações norte-americanas, a SORRI-BRASIL transfere-se para sua sede própria na Rua Benito Juarez, 70, Vila Mariana, São Paulo (SP), servindo, até hoje, como sede nacional do SISTEMA SORRI.

Além de escritórios, a sede da SORRI-BRASIL possui uma sala de aula para, aproximadamente 40 pessoas e instalações totalmente acessíveis para pessoas com deficiência, com acesso para cadeiras de rodas, elevador, barras de apoio e rampas.

Localizada numa rua tranqüila, a casa fica a quatro quadras do metrô - Estação Ana Rosa, em uma travessa da Rua Humberto I, próxima da Rua Conselheiro Rodrigues Alves, duas importantes vias da Vila Mariana.

Em julho de 1989, após 12 anos de dedicação ao SISTEMA SORRI, Thomas Ferran Frist assume a presidência da American Leprosy Missions, deixando em seu lugar a atual Superintendente Carmen Leite Ribeiro Bueno.

A SORRI-BRASIL é o órgão de coordenação do SISTEMA SORRI, que congrega as unidades denominados SORRIs locais, que se caracterizam pelo atendimento a uma população carente sob os aspectos econômico, social e cultural. Todas trabalham sob o mesmo nome e filosofia, embora cada uma tenha personalidade jurídica própria e ações diferenciadas, identificadas com seus objetivos específicos, emanados da realidade sobre a qual atuam.

A SORRI-BRASIL , assim como o SISTEMA SORRI, tem por finalidade promover o acesso imediato e a participação das pessoas com deficiência no espaço comum da vida e da comunidade.

Para tanto, trabalha em três áreas distintas:

  • programas de educação comunitária, Rede de Informações sobre Deficiências - Entre Amigos, Banco de Investimento Social para cadastramento de pessoas com deficiência e encaminhamento para emprego e produção de conhecimento técnico;
  • convênios e projetos nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho e Emprego, Educação Inclusiva, Assistência Social e Promoção de Saúde;
  • consultoria e assessoria às SORRIs locais, empresas privadas, órgãos públicos e organizações não governamentais.
Unidades: